Mudanças. Poucas mas importantes. Este mês finalmente fiz o que já devia ter feito há muito tempo…
É verdade chegou o momento de limpar a casa, e tal como vos disse no mês passado, decidi cortar com os “losers” quem nem subiam nem davam dividendos.
As empresas do sector imobiliário e comércio têm sofrido ultimamente devido ás condições que atualmente vivemos. As pessoas deixaram de ir a lojas físicas e a consequência é centros comerciais ás moscas e rendas dos lojistas em atraso. Imagino que o mesmo acontece no nosso país, mas nos US a coisa ficou negra para algumas empresas.
Para quem não sabe eu tenho algumas empresas nestes sectores. Tenho visto os valores a vir por aí a baixo e os dividendos desapareceram. O que é que eu faço?
Penso no futuro e toca a fazer escolhas difíceis!
E foi isso que fiz. Vendi Macy’s e Tanger Factory Outlets. E porquê?
Já lá vamos. Para já quero partilhar o novo aspeto do meu portefólio:
O meu portefólio vale neste momento 6282,3 USD, e está no verde em cerca de 4,3%, e já recebi 150,05 USD em dividendos. Alterei a vista para agrupar as empresas que comprei mais do que uma vez e onde está a cinzento são essas empresas.
Portanto, voltando ao que estava a dizer em cima: Porque é que eu vendi estas duas empresas?
Em primeiro lugar porque deixaram de pagar dividendos, que é um bocado o objetivo deste portefólio, no entanto tenho 2 empresas que não pagam dividendos e não pretendo vende-las, porque vejo oportunidade.
Em segundo lugar porque a queda foi de cerca de 50% em ambos os casos, e nos últimos meses tem sido difícil ver fim a esta nova linha de água. e para chegar ao valor que elas tinham quando as comprei precisavam de duplicar o valor que têm neste momento. Esta é uma tarefa apenas fácil para uma empresa tecnológica em expansão. E aqui não é o caso. Por isso mesmo a nova vacina, com a abertura de lojas e Covid resolvido poderia levar uns anos até chegar ao “break even”.
Em terceiro, e a mais importante, não vejo o negócio ser mais vantajoso do que as outras empresas que acabei por comprar/reforçar. Trata-se de alocar o valor para ativos mais vantajosos, que têm na minha visão maior potencial de valorização neste novo mundo e pagam dividendos para já.
E com isto passamos para as acções que comprei com o valor da venda das outras. Reforcei em STORE Capital e em Next Era Energy, tal como tinha falado no mês anterior. Vejo nestas empresas um maior potencial que nas outras.
Atenção que não estou a dizer que as outras empresas são más, apenas estou consciente que eu tinha melhores escolhas para fazer e tinha de cortar as minhas perdas nisto.
O objetivo deste portefólio continua a ser o muito longo prazo e continua a ser os dividendos, no entanto de por vezes é preciso arrumar a casa e ajustar o portefólio com o desenvolver do mundo ao longo dos anos. Pode ser que a próxima mexida seja daqui a muitos anos! E que eu continue aqui todos os meses a partilhar a minha jornada.
Fiquem bem!
Z
Muito obrigada pela informacao!
GostarGostar