Já na reta final do ano mais odiado de sempre, mostro as novidades e também uma reflexão para o próximo ano do portefólio.
2020 foi assim um ano em que as coisas mexeram muito. Grandes quedas e enormes subidas no portefólio, e no mercado bolsista em geral. todos entrámos em pânico e alguns de nós aproveitaram as grandes quedas para neste momento ter ações com o dobro do valor, certo?
Estou a olhar para voçês meninxs da TESLA. 😛
E olhando para trás:
Acabou o período de expansão do portefólio! Estou naquele número de empresas que me deixa satisfeito e agora vamos lá à consolidação.
Vamos então ver como está o portefólio este mês.

O meu portefólio vale neste momento 7128,1 USD, e está no verde a uns respeitáveis 12,4% (!), e já recebi 167,57 USD em dividendos. A coisa está de facto a compor-se.
Mas falado dos novos reforços, essencialmente nada muito arriscado, apenas quis reforçar em empresas que já iam com um bom avanço de ganho.
Tudo em prol do “dollar cost averaging”!
Portanto reforcei Microsoft, Coca-Cola, Aflac e Store Capital. Para os próximos episódios quero seguir esta tendência de reforço para ir aumentando o meu portefólio a nivel de valor mas não muito o mix de empresas que tenho. Tenho 24 empresas e não quero ter para já mais de 25 empresas (e em fase alguma ter mais de 30). Contudo para já não tenho gasto tempo a procurar outras empresas que me fariam sentido. Por isso para o futuro próximo isto é o que temos.
Apesar de parte do futuro do portefólio estar já desvendado, há ainda a hipotese de, finalmente (!), avançar com a abertura de uma posição num ETF do S&P500.
Poderá ser esta a maior evolução de 2021?
Não faço ideia.
Com isto tudo espero conseguir chegar aos 10k USD de Portefólio no minimo para passar a barreira dos 300€ anuais de dividendos. Agora Universo, já que tirei este desejo da cartola, faz o teu trabalho.
E tu? que andas a fazer com o teu dinheiro? que achas que devia ser o foco do teu dinheiro para o próximo ano?
Até à próxima!
Z